O eucalipto cloeziana (e.cloeziana) tem bastante resistência e baixo índice de rachaduras.
É a espécie que está se tornando a preferida de arquitetos e paisagistas, por um simples motivo: é uma madeira muito uniforme. Pouca diferença entre base e topo, poucas peças tortas, baixo índice de rachaduras e coloração mais clara.
Isso confere melhor qualidade para trabalhos que exigem melhor acabamento como telhados, pergolas, painéis entre outros.
Eucalyptus cloeziana f. muell.
Nomes populares: Eucalipto-de-cloez, eucalipto cloeziana.
APS-MS
Características gerais
O Eucalipto cloeziana é uma árvore perenifólia, de 30-40 m de altura, originária da Austrália, de tronco ereto, com casca persistente, brandamente sulcada, de cor marrom-escura, escamosa, de 50-70 cm de diâmetro.
Sua ramagem é longa e tortuosa, somente disposta na parte superior do tronco, formando copa alongada e densa.
As folhas são alternadas, lanceolado-falcadas, verde-escuras na face de cima, subcoriáceas, quase glabras, de 8-12 cm de comprimento por 2-3 cm de largura, com nervura principal saliente e as secundárias dispostas em ângulo cerca de 45 graus com a principal.
Inflorescências em panículas axilares densas, dispostas na região inferior dos ramos, formando um denso emaranhado que facilmente identifica a espécie. Flores brancas, pequenas, com estames brancos, formando botões globosos opérculo indistintos.
Os frutos são do tipo cápsula, globosos, de cerca de 10 mm de diâmetro, com 3-4 valvas levemente exertas (salientes), contendo sementes escuras.